"Feliz aquele que transfere o que
sabe e aprende o que ensina."
Cora Coralina
sabe e aprende o que ensina."
Cora Coralina
"O objetivo da educação não é ensinar coisas, porque as coisas já estão na internet, estão por todos os lugares, estão nos livros. É ensinar a pensar. Criar na criança essa curiosidade. Para mim, esse é o objetivo da educação: criar a alegria de pensar."
Resolvi começar o meu post com as palavras de Rubem Alves sobre o papel do educador. O professor desempenha vários papéis em sua função, como, por exemplo, aquele que continua a transmissão de pensamentos, acionando sempre a memória do educando; ou aquele que repassa aos alunos os valores da sociedade em que vivemos; ou, ainda, aquele que gerencia os saberes a partir das inovações da sociedade, isto é, que insere em seus ensinamentos as evoluções que a sociedade passa, como as novas tecnologias ou, até mesmo, a mudança de opiniões sobre determinado assunto.
Aqui, falarei, especialmente, sobre o papel do professor de língua portuguesa, que é o que eu almejo me tornar.
Para mim, o professor de língua portuguesa tem como principal função formar os alunos em cidadãos ativos, instigando e promovendo o desenvolvimento ético do aluno, é fazer com que eles saibam articular suas ideias, suas opiniões. Se o professor instiga o aluno a pensar, a consequência disso será o aluno aprendendo por prazer. A missão de todos os professores não é dar a resposta pronta de um problema, é fazer com que o aluno busque-a, com que ele pense sobre o que está a sua frente, ele buscará o conhecimento por si mesmo.
O educador deve provocar a curiosidade, o espanto, a inteligência dos alunos.
Ou seja, pensar é primordial.
Vídeo: Rubem Alves - O papel do professor
Construir ecossistemas educativos: reinventar a escola. In: CANDAU, V. M. (org). Reinventar a escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
O papel do professor na sociedade digital. In: CASTRO, A. D. de; CARVALHO, A. M. P. de (orgs). Ensinar a ensinar. Didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Thomson, 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário