O currículo possui vários conceitos: ele pode ser um plano, propostas ou um programa de uma escola; pode ser toda a trajetória do aluno, o percurso pelo qual ele passou e passa em sua vida; ou, até mesmo, como a organização dos conhecimentos escolares, com os seus conteúdos e disciplinas. O currículo compreende conhecimentos, ideias, hábitos, valores, técnicas, convicções, recursos.
As escolas adotam posições e orientações frente à cultura que se concretizam em seus currículos. Isto é, o sistema de educação se refletem no currículo. Ele é um esquema, um mecanismo socializador que a escola possui, segundo Vera Candau, ele é "o coração da escola".
Para se pensar a educação, temos três teorias referentes ao currículo: a primeira delas é a teoria tradicional, que dá ênfase, entre outras coisas, ao ensino, à aprendizagem, à avaliação, à eficiência e aos objetivos; a segunda, que veio para repensar a anterior, é a teoria crítica, na qual o foco está na ideologia, na conscientização, no currículo oculto, na reprodução cultural e social e na cultura dominante; a terceira, que denominamos de pós-crítica, é fundamentada no pós-estruturalismo e faz uma crítica aos padrões considerados "rígidos" da modernidade, ela dá prioridade às diversidades culturais, à "democratização cultural", à superação de verdades absolutas e totalizantes. A teoria pós-crítica aborda questões de raça, etnia, sexualidade, gênero; aborda, também, o currículo como construção de identidade.
CANDAU, V. M. e MOREIRA, A. F. B. Currículo, conhecimento e cultura. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília, 2007.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ARTMED, 2000.
Entrevista com Sônia Penin sobre o currículo escolar no Brasil:
Salto para o futuro - Currículo - PGM. 1: A construção do currículo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário